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quinta-feira, 23 de junho de 2011

Como tratar pessoas ignorantes.

    
    Alguns anos atrás, eu resolvi fazer um teste. Depois de tanto ouvir que as pessoas gostavam e tratavam melhor quem as maltratava, comecei a maltratar todo mundo (o fato de eu estar na adolescência ajudou). Constatei que as pessoas tratavam melhor (pelo menos na frente) quem não tinha paciência com elas... O que é lamentável. 

    Às pessoas mais próximas e que mais se esforçavam para me agradar eram meus alvos principais e eu obtive atenção, mimo e arranquei até gargalhadas delas com minha ignorância e meu mal humor. Claro que o fato delas me conhecerem antes desse teste contribuiu para que elas me suportassem e tentassem relevar tudo aquilo.


    Dizem que em qualquer relacionamento em que haja 2 seres humanos, sejam eles como forem (personalidade), um é mais tranquilo e o outro é o inverso. Eu me considero uma pessoa nervosa, mas ao mesmo tempo odeio barracos. Só que, geralmente, a gente acaba se adaptando, de forma que se eu encontrar alguém mais nervoso que eu, a tendência é eu recuar para que haja um equilíbrio e as brigas não terminem em morte. (rs!)

    Lembro-me de situações quando eu trabalhava em um hipermercado que eu simplesmente relevei. Engoli muito sapo, mais muito mesmo, de clientes, chefes e etc. Provavelmente, se eu não estivesse na condição de funcionária e a situação se repetisse minha atitude seria completamente diferente, vez ou outra até morreria alguém (rs), mas pelo menos eu estaria sendo eu mesma e me defenderia sem representar outra empresa além da minha própria - eu. Sempre que aparecia um cliente ou outro fazendo barraco, me diziam: - faça o que ele quer. (Risos, muitos risos) Quer dizer então, que se fosse um cliente educado com o mesmo problema, eu deveria fazer diferente?! Mais que injustiça, Brasil!

    Outra prova que os ignorantes conseguem o que eles querem foi o dia em que um caminhão passou na frente da minha casa e arrancou o fio do telefone... Eu fiquei revoltada (além de na época a internet ser discada), quis sair, quis brigar, quis correr atrás de uma solução, mas minha mãe não permitiu (de tanto assistir Samuka, mainha acha que qualquer briga por causa de R$1 vai dar em morte, então ela não me deixou sair de jeito nenhum). Fiquei em casa enfurecida, mas fiquei. Enquanto mainha foi olhar o estrago na rua. O motorista do caminhão parou, desceu, pegou o fio, jogou por cima do muro e comentou: "Essas po... desses fios são baixos demais!" E minha mãe não fez nada (choro de ódio ao lembrar desse momento), como ela pôde não fazer nada?! Aí, essa semana, aconteceu a mesma coisa na casa de um tio meu, que saiu de casa, brigou, foi atrás dos seus direitos e só não fez o cara subir no telhado para consertar porque o cara jurou não saber, mas o motorista foi quem ligou para a empresa responsável e solicitou o conserto, além de deixar dinheiro para o meu tio.

    O pior de tudo, é que as coisas são assim mesmo. Os ignorantes, que colocam mesmo a boca no trombone, acabam conseguindo o que querem por que as pessoas têm medo de exposição e de comprar briga com barraqueiros, mas nesse caso (orgulhosamente) foi diferente e educadamente (sem descer o nível como o dito cujo):

Uma funcionária da GOL, no aeroporto de Congonhas - São Paulo, deveria ganhar um prêmio por ter sido esperta, divertida e ter atingido seu objetivo quando teve que lidar com um passageiro que provavelmente, merecia voar junto com a bagagem…

Um voo lotado da GOL foi cancelado. Uma única funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros. De repente, um passageiro irritado cortou toda a fila até o balcão, atirou o bilhete e disse:

 – Eu tenho que estar neste voo e tem que ser na primeira classe!

A funcionária respondeu:

- O senhor desculpe, terei todo o prazer em ajudar, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.

O passageiro ficou irredutível e disse bastante alto para que todos na fila ouvissem: 

- Você faz alguma ideia de quem eu sou?

Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e pegou no microfone anunciando: 

Posso ter um minuto da atenção dos senhores, por favor? (a voz ecoou por todo o terminal). 

E continuou:

- Nós temos aqui no balcão um passageiro que não sabe quem é, deve estar perdido… Se alguém é responsável por ele, ou é seu parente, ou então se puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui no balcão da GOL. Obrigada.

Além das gargalhadas descontroladas de todos, a atitude ainda levou uma calorosa salva de palmas… Com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:


– Eu vou te foder!

Sem recuar, ela sorriu e disse:

- Desculpe meu senhor, mas mesmo para isso o senhor vai ter de esperar na fila, tem muita gente querendo o mesmo.

GENIAL!

3 comentários:

  1. Continuando....Erros de protuguês
    1º No 1ºParag. Não é tratavam e sim ''TRATAVA''
    2º nO 4ºPARAG.a partir da palavra...(choro de ódio ao lembrar desse momento) A frase corretamente fica da seguinte forma LEMBRAR-SE DESSE OU LEMBRAR ESSE.
    3º A partir da seguinte frase ''vou te fuder'' errado, seria assim ''vou-te fuder.''
    Há só mais outro lembrete as normas de ortográfias não estão valendo ainda.

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  2. Puta que pariu, vergonha de ter estudado no mesmo colégio que esse ser... ↑ KKKKKKKKKKKKK

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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