Tenho que deixar registrado o meu ponto de vista sobre uma mesa redonda que aconteceu ontem na UFPB com os principais jornalistas e apresentadores de programas jornalísticos/policiais/sensacionalistas/o que você preferir, aqui do Estado. O tema foi Jornalismo Sensacionalista.
Foto: Jean Carlos (@jeancarlos_pb)
Fiquei absolutamente decepcionada com a postura dos alunos que assistiram a mesa redonda. Para início de conversa, independentemente de gosto, deve-se respeitar. Os alunos não respeitaram. Protestaram e ninguém lhes tirou esse direito, foram ouvidos, receberam atenção mas não respeitaram a vez do outro. Como foi dito lá: "Protesto e esculhambação são coisas diferentes."
Alguns foram tomados por uma ira, uma afobação que não era normal. Foram ridículos e eu me senti envergonhada por estar no grupo dos "alunos". Beleza, você é universitário, subentende-se que você tenha um nível maior de conhecimento e informação, mas o desrespeito que aconteceu hoje, com relação a um apresentador exclusivo, fez com que tudo o que se espera de um "universitário" fosse anulado ali. Na minha opinião, baixou ainda mais o nível e sujou o curso de jornalismo pela postura que alguns dos futuros profissionais da área tomaram com relação ao fato.
Quero deixar bem claro que eu não estou aqui para defender nenhum apresentador ou jornalista e que eu não gosto e nem assisto o tão falado programa "sensacionalista" do Samuka. Mas não é por que eu não gosto, que eu vou fazer um protesto e falar: "Samuka, maconheiro arruma outro emprego!" Puts, foi altamente revoltante para mim. Ainda mais, por já ter visto no meio do grupo que protestou usando essas palavras, pessoas que eu sei que são usuárias de maconha. Quer dizer, olhar pra si que é bom, né?!
Acho que pensam: "eu vou é fazer protesto, ser revolucionário, não assistir aula, pintar a minha cara e aparecer...". Protestem caramba! Continuem nessa jornada, na maioria das vezes inútil, mas respeitem, vocês fazem parte da academia e por esse motivo devem protestar como acadêmicos e pessoas civilizadas, o que eu vi ontem foi digno regresso ao ensino fundamental, tão longe de ser do nível "superior", essa é a verdade.
Também não quero ser a dona da razão, como muitos ontem pareceram o tempo todo (querer) ser, esse blog aqui é meu e eu falo o que eu quiser, quem não quer ler: fecha a página. Assim como quem não quer assistir um determinado programa porque te "desrespeita". É só mudar o canal... Você tem LIVRE ARBÍTRIO. A não ser que você queira ser "desrespeitado", aí já é um problema seu e não de quem apresenta o programa.
Se vocês raciocinarem junto comigo, não precisa nem ser acadêmico, para entender...#ironia. Se nós, juntos não assistirmos mais determinado programa, o que irá acontecer? Não haverá mais investimento publicitário no horário do programa, certo? Não havendo mais publicidade, o que acontece? Ele acaba.
Nossa, que fácil não?
Mas, enquanto houver pessoas que assistam e financiem esse ciclo vicioso o programa vai continuar do jeito que está e quiçá, até pior e com ainda mais audiência.
Não serão mesas redondas com jornalistas descontentes e estudantes altamente descontrolados metendo o pau no trabalho de um apresentador apenas, dentre tantos outros jornalistas hipócritas que praticam do mesmo trabalho do apresentador em questão e ainda falam dele, que vai pressioná-lo e fazê-lo desistir do seu trabalho.
Definitivamente, que papelão hoje, hein?!
Devo admitir que o que o próprio Samuka, sem diploma de jornalista, disse, foi a parte mais sensata de toda a discussão em torno do jornalismo sensacionalista:
"Eu nunca disse que sou jornalista. Eu sou um apresentador."
"Porquê vocês só falam de mim? Só eu sou o sensacionalista?" Essa eu respondo: Não, Samuka. É que os outros que também são, são hipócritas, além de a culpa toda ser do seu atual lugar na audiência (falo em audiência pois essa briga só acontece única e exclusivamente por ela, porquê se os programas ditos não-sensacionalistas fossem os primeiros lugares, eles nem se preocupariam com os pobres sensacionalistas que estariam atrás deles).
"Eu aqui, me vi como um saco de pancada." E como foi, meu querido. Fiquei do seu lado, depois que vi como você foi tratado. Não trataram do assunto, trataram da pessoa. Não foi o tema do jornalismo sensacionalista que ficou em evidência, mas sim Samuka que é o "sensacionalista" de maior audiência.
E nesse trecho, Samuka falou o que na minha opinião acadêmica, se é que isso tem algum valor depois do exemplo acadêmico dado hoje, teve mais valia durante todo o decorrer dos discursos: "O problema não está em mim. A violência só acontece porquê os "maletas" (marginais) não tiveram uma boa educação. O problema é político, como a falta de emprego, educação e assistência que o povo precisa."
Isso, resume toda filosofia que toda essa baboseira deveria ter desde o princípio. Discute-se aqui, um costume antigo. As pessoas gostam, se atraem e assistem tragédias. Se em pleno século XXI ainda temos o mesmo comportamento que era tido na Roma Antiga? Pode não ser geral essa preferência, mas que é real... Ah, isso com certeza é, prova disso são os jornais locais da Globo de todo o País apanhando na audiência por conta dos programas polêmicos.
É normal.
Uma vez eu estava em um ônibus e houve um acidente envolvendo um veículo e uma moto em frente ao ônibus. Só foi preciso um cidadão falar:
-"É sangue."
Que todos os passageiros do ônibus (exceto eu que se vejo sangue de tão perto passo mal) em pura sincronia se levantaram rapidamente para ver o tal "sangue". Acredito que seja involuntário, que seja um espécie de curiosidade natural das pessoas.
Nesse caso, tem a quem culpar senão a elas mesmas por essa curiosidade? Oh céus, elas se atraem pelo que lhes trazem sensações e o que tem de errado nisso? Por acaso, você fica com alguém sem sentir nada por ele(a)? Coisas boas e ruins nos trazem sensações, nos cabe decidir o que queremos sentir ou não. Muitas vezes nem decidimos já que sensação está mais ligada ao emocional e não racionalizamos para sentir nada, simplesmente sentimos. Mas você que decide o que você vai assistir e se é a sensação de um programa polêmico que você quer, não há nada que te impeça de fazer isto. Julguem o programa ruim e o apresentador despreparado, ou não.
Opinião é para ser dada e a minha foi exposta aqui, se você quer expor a sua sobre esse assunto, posta um comentário que eu terei prazer em saber que existem pessoas pensando como eu ou que existem pessoas que não pensam como eu, mas que eu vou verdadeiramente RESPEITAR. Afinal, quem disse que precisa descer o nível para mostrar que está certo? Assim você acaba perdendo a razão, amado (a).
Outra coisa: não é o que as pessoas dizem, mas como elas dizem... Samuka pecou por não saber dizer, porque argumentos ele tem e não são poucos, ele poderia, de fato, ter se saído melhor.
É tudo lamentável. Não vou estender mesmo achando que eu tenho mais a dizer, são 02:02 da manhã e eu levanto às 07:00.
Penso exatamente como você. Protesto é diferente de baderna. Esses alunos hipócritas que gritavam "Samuka, maconheiro arruma outro emprego!" e que por sinal fazem o mesmo, conseguiram estragar um evento preparada a meses pelo pessoal do C.A. Lamentável existir esse tipo de aluno dentro da Universidade, só mancha ainda mas a imagem do nosso curso que já não é muito boa. Realmente LAMENTÁVEL o episódio de ontem.
ResponderExcluirMaymay parabéns penso exatamente isso.
ResponderExcluirNão acho o Samuka sensacionalista ele não exagera os factos, deturpando a realidade. Ele, como dito é o apresentador do programa e não o jornalista.
Parabéns mais uma vez :).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ... realmente as poucas vezes que estive com o Samuka ele nunca me disse que era jornalista diplomado, mas tudo bem! Como eu disse pra Anne Nunes no face: "Será que SE TIVERMOS OUTRA MESA REDONDA vamos ter que escolher as pessoas que vão assistir?"
ResponderExcluirEu não estive lá, mas acordei assustado com o nome do nosso curso na tv recebendo o "trofeu cara de pau" de Wellington Farias... COISA BONITA PARA NÓS NÃO É?
O que será que os outros convidados pensaram? Acharam bonito? ELES TAMBÉM FORAM DESRESPEITADOS!
Nos corredores da UF era só o que se ouvia: "quero ver fulano acabando com Samuka"... essas coisas!
E pra resumir lembremos-nos de uma coisinha simples:
"ELES BRIGANDO PELA AUDIENCIA SE RESPEITAM... trabalham ou trabalharam juntos como foi o caso de Patrícia, Jonas e Samuka... pra que eles vão "dar vexame"?
Eles são éticos... coisa que infelizmente ALGUNS alunos que "se acham a bala" por estar na universidade não tem!
E ainda bem que eu não fui pq como eu disse antes não foi só o Samuka desrespeitado... mas todos os convidados!
Tudo bem, como disse a profª Agda, eles tem sim o direito de protestar, pois o espaço universitário é público e democrático. Agora, o uso da liberdade deve ser feito com responsabilidade. Denegrir a pessoa do apresentador (que é pago pelo Sistema para fazer o que faz, e se fizer diferente, é mandado embora)faz com que toda a razão que quem protestou tinha em seu protesto caia por terra. Ou seja, as ofensas anularam o protesto, que poderia ter sido civilizado e ter surtido maior efeito. Agora, o argumento do sr Samuka de que, quem estiver insatisfeito mude de canal... Quer dizer que eu desligo o meu televisor e o resto que se exploda? Negativo!
ResponderExcluirLembrem-se: A TV é privada, mas a concessão (o canal ocupado pela TV no espectro radiofônico) é pública. Se o seu uso não contribui para o bem público, como manda a Constituição, promovendo educação e cultura, deve ser repassada para outro que faça o que o detentor atual não faz. E a sociedade civil organizada (eu disse ORGANIZADA, não a que vimos ontem) deve sim se manifestar.
Respeito sua opinião. Parabéns pelo blog!
Olá Mayara, essa é a primeira vez que visito seu blog, cai aqui pq alguém reproduziu o link no twitter. Belíssimo texto, parabéns! Bom, sou aluno de pós-graduação em telejornalismo e estive ontem na ufpb pra assistir a mesa redonda na esperança de ver um debate estritamente técnico a respeito do tema. Sei lá, poderiam ter discutido os formatos, as pautas, as diferenças de interesse público e interesse do público, é por audiência ou por justiça, enfim... Mas infelizmente parte da plateia, "de academicos", não permitiu que nós pudessemos aprender um pouco com aqueles profissionais que se dispuseram a estar ali. Uma pena!Concordo com você, em todos os pontos. Estão de parabéns o CA e os alunos que tentaram organizar o evento (espero que tenham outros)... Que da próxima vez não seja frustrante como foi essa! Abs. (Oscar Xavier)
ResponderExcluirClaro que tinha a hora que o pessoal se exaltava com algumas opiniões, ouve vaias, palmas, isso é normal, mas aqueles estudantes batucando e fazendo barulho o tempo todo, atrapalhando quem queria ouvir e quem queria falar as opiniões, na hora que o convidado tava falando sempre tinha um infeliz que gritava qualquer merda sem futuro interrompendo quem estava falando. Que vergonha... Quer ser revolucionário? Quer ter destaque? Quer expressar sua opinião? Tenha respeito primeiro, e não ignorância! Ps. E como vc falou; alguns dos estudantes que gritavam "Samuka maconheiro!", eram usuários de maconha. rs
ResponderExcluirAposto qualquer valor como estes que tumultuaram a mesa redonda ontem estão nesse momento assistindo o Samuka. Coisa de quem é atraído pelo mesmo sensacionalismo q tanto criticam. Pobres coitados...
ResponderExcluirRidículas as suas palavras... Samuka não merece o respeito de ninguém, pois ele desrespeita a inteligencia e dos telespectadores diariamente. Nós, paraibanos merecemos mais. Merecemos mais inclusive nesse curso de jornalismo, que tem gente que escreve como você Mayara.
ResponderExcluirNão sou estudante de jornalismo e também não estive neste debate, mas fiquei sabendo de tudo que ocorreu. Mayara, você está de parabéns, falou tudo o que eu tinha vontade de falar e mais um pouco...(rsrs).
ResponderExcluirParabéns, tenho certeza que você será uma excelente profissional.
Samuka na verdade, é bem mais que um apresentador, não sou formado em jornalismo nem em qualquer outro curso, mas, se pegarmos a definição da palavra "APRESENTADOR" vai ser visto que diz que "Apresentador é aquele que apresenta algo", o que não convém dizer de Samuka Duarte, ele transmite a sua emoção, a sua revolta, a sua alegria, tudo o que a noticia lhe trás ele transmite a todos os seus telespectadores sem debochar de ninguém, com total credibilidade e principalmente RESPEITO a todos os que o assistem. Sou muito fã do seu trabalho, desde a época em que ainda tinha seu programa de rádio na Arapuã FM(se não me engano), sem contar na sua própria estória de vida que é algo realmente impressionante. Então estudantes de Jornalismo ou de qualquer outro curso ou até mesmo seus próprios "colegas" de profissão, têm que respeitar seu trabalho, pois não é pra qualquer um, ser campeão de audiência tanto no rádio ás 6 da manhã e na televisão ao meio-dia, tendo quase 4 horas diárias no primeiro lugar da TV paraibana. Só pra concluir, parabéns Mayara pelo blog e pela mais que bem feito comentário, PARABÉNS.
ResponderExcluirNão sou estudante, nem curso superior tenho, mas achei FANTÁSTICO, tudo que vc escreveu. Parabéns menina, estou de pleno acordo contigo. Beijos.
ResponderExcluirSe o programa do Samuka tem audiência é por que as pessoas gostam do programa. Quem quer fazer diferente, que faça, por que tem publico para tudo. Eu gosto do programa do Samuka, acho engraçado e pronto, sei o que é notícia e o que é comedia! quem disse que misturar os dois é pecado? eu diria que essa mistura se chama INOVAÇÂO. Quem quiser ter audiência, precisa inovar. Quem quer crescer, tem que inovar, isso em qualquer segmento. Juízo de valor todos fazem individualmente ou coletivamente e os valores julgados podem ser diferentes, no entanto, se não consigo respeitar opnião e valores diferentes do meu, não posso me considerar alguem civilizado. Se querem ter o sucesso que Samuka tem, ou mais sucesso que ele,INOVEM, INOVEM e INOVEM por que se este apresentador chegou aonde chegou, foi trilhando o caminho da INOVAÇÂO. Para concluir, desejo verdadeiramente que todos nós acabemos com a intolerância e aprendamos a conviver civilizadamente respeitando sobretudo as diferenças e opniões.
ResponderExcluirPrimeiramente parabéns pelo texto Mayara, sua colocação foi nota mil.... imensas palmas a ti.
ResponderExcluirVenho te dizer que soube do ocorrido e que quem presenciou disse: Foi vergonhoso. Estava muito curiosa, querendo saber mais, não queria saber sobre a baderna que foi, mas queria saber sobre o derespeito... exato: DESRESPEITO! Porque assim, respeito não se vende e nem se compra, mas é bom e todo mundo gosta. Não preciso ser rico ou pobre, não precisa ser doutor ou mentigo... mas RESPEITO é DIREITO de todo e qualquer cidadão, independente da posição que ele ocupada neste universo. Poxa, somos todos filhos de Deus, fiquei triste, sinceramente com todos os boatos do caso... imagina, se fosse MEU curso e eu estivesse ALI como aluna, estaria me sentindo um verdadeiro NADA. Como "tais" futuros profissionais se portaram foi rídículo, feio, vergonhoso... uma mesa redonda não é lugar para se PROTESTAR. Claro, direito de expressão para todos, mas para os que fizeram VERGONHA (Prostesto), eu só lamento a má repercussão sobre eles, eu não conheço muitos... mas nomes de alunos seguem twitter a fora... acho feio, é MINHA OPINIÃO, MEU DIREITO DE EXPRESSÃO, FALO POR MIM E ISSO NINGUÉM ME TIRA.
Não conhecia seu blog, agora neste momento asssistindo ao Samuka, ele divulgou e eu vim ver!
Sou publicitaria, pós graduanda em Marketing Avançado, promovo eventos e ainda tenho um e-commerce relacionado a moda... um verdadeiro bombril humano rssss... não sou jornalista mas já trabalhei neste cargo, toda e qualquer profissão, seja ela executada com dignidade e honestidade, deve ser respeitada. É o que eu acho, eu simplesmente estava indignada... não querendo devender o SAMUKA, mas achando que ele é um ser humano e não deixa de ser um profissional. Pois ele está alí, trabalhando dignamente, passando informação aos que lhe assistem! Asssite quem quer poxa... Ele é um apresentador, se ele não tem diploma de JORRRRRNALISTA, garanto a todos: Ele com certeza se porta muito, mais muito melhor que muitos naquele auditório. E faz seu trabalho, repito, dignamente.... sem ferir a ninguém! A forma dele trabalhar, e isso todo mundo tem... Todo mundo tem sua forma de trabalhar, e é "daquela forma" que ele faz sucesso, tem audiência $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Desculpe falar demais, na verdade eu tô desabafando... rsss desculpe usar o SEU espaço Mayra, mas eu precisava desabafar com alguém que não fosse ANALFA. Imensas palmas pra vc, mais palmas de que os fãs de Red Hot Chilli Peppers no Rock In Rio... rsss é preciso descontrair pra não se abalar. Mas, eu fiquei revoltada, com a falta de EDUCAÇÃO que "aqueles" alunos trataram a pessoa SAMUKA.
Não tô defendendo ele, não o conheço (gostaria de conhece-lo um dia quem sabe), mas assim, eu gosto e admiro o trabalho dele... ele não cresceu as custas de ninguém, ele não é filho de pais ricos, ele veio de baixo e cresceu e conquistou espaço com dignidade. Acho muito bonito isso, é muito digno! Repito que isso é apenas uma OPNIÃO PRÓPRIA, não vim aqui dizer o que é certo ou o que é errado... cada um é cada um... cada um sabe a batata quente ou fria que carrega! Então é só.... Mayara, obrigada pelo espaço e pela atenção... acho que perdi uns 3 kilos só pelo desabafo rssss...
Aliviante esse post pra ti!
Cara, eu não sou vidente, mas não é muito difícil de perceber que vc tem um futuro e tanto na carreira!
Boa sorte, muito sucesso e muita PAZ... que Deus te abençõe, te ilumine e te proteja.... da INVEJA e de todo o mal. Porque TUDO QUE É SUCESSO, É INVEJADO PELO INIMIGO. Mas quem tem Deus na vida, tem PROTEÇÃO!
Boa Tarde.
Um beijo pra ti... e mais uma vez... paaaaaalmas!!!!!
PS: Já tentei postar 3 vezes isso aqui.... se a quarta vez der erro eu desisto! rsss...
Meu e-mail: rebeca_alves_86@hotmail.com
Perfeito seu texto! Na minha opinião Samuka faz um brilhante trabalho como apresentador e a audiência está aí pra provar que não só eu acho isso. Esses "alunos" devem ser classificados como baderneiros! Se não se tem capacidade para respeitar e absorver opiniões divergentes, não pode ser considerado jornalista um dia, pois jornalismo na sua essência se resume a imparcialidade e respeito. Samuka vai sempre causar onde for, pois é polêmico; pode ele não ser um primor ao se expressar, mas fala o que o povo quer ouvir, o que o povo entende e, não sejamos hipócritas, também mostra o que o povo quer ver. Isso é o que gera toda audiência do Correio Verdade, irreverência + polêmica + simplicidade = Samuka Duarte. A inveja corrói, o recalque doí mas isso são sentimentos dos fracos. Samuka vai sempre estar na frente pois não será meia dúzia de alunos recalcados somados a alguns apresentadores invejosos que vai derrubar sua estrondosa audiência. Um abraço Mayara e parabéns pelo texto.
ResponderExcluirVamos ser sinceros, as pessoas de comunicação que mais "meteram o pau" em Samuca serão os primeiros á pedir emprego, no final do curso, aos programas sensacionalistas ! Parabéns á todos os Jornalistas que participaram! Obrigado pela presença Samuca !
ResponderExcluirÓtimo texto, de fato.
ResponderExcluirMas o seu principal argumento de "desrespeito" em relação ao Samuka não está nem sequer firmado em terrenos verdadeiros. Não que você esteja faltando com a verdade, veja só, você apenas não entendeu bem as coisas.
O caso é que a palavra de ordem - expressão jogral que comumente é utilizada em protestos de toda natureza - não se trata de "Sakuma, maconheiro, arruma outro emprego", o que os alunos sensatos da UFPB estavam dizendo era "Samuka, PELEGO, arruma outro emprego". Só à título de informação, PELEGO é um termo designado para pessoas que têm certo poder político e usam-no em virtude de seu bel prazer, ou tem o poder e não o utilizam de maneira correta, ética (palavra que vocês adoram usar), ou que não querem saber do poder que tem, nesse caso poder de intervenção em prol da mudança social, enfim, este é o caso. Samuka tem poderes que não sabe utilizar, portanto, pelego.
Não entendo nada de "comunicação", mas entendo de "social", sabe?
Posturas pelegas não me representam; e aqueles que não se sentem representados devem protestar, foi só isso que aquelas pessoas lindas fizeram.
Muito bem Mayara, é isso mesmo que vc expressou.
ResponderExcluirA maioria das pessoas são hignorantes, mesmo sendo bem informadas. tem prazer em atacar quem está em evidência. Como Samuka mesmo falou uma vez no seu programa " Não se atira pedra em uma Mangueira que não tem manga, as pedras são jogadas para derrubar os frutos". Sabemos que toda essa revolta contra ele é por uma simples palavra... Audiência. Samuka é uma pessoa boa, lutou muito pra chegar onde chegou, e não vai ser essa INVEJA que vai destrui-lo. Esses "Profissionais" deveriam ser mais unidos e reconhecer que há alguns que se destacam mais na área. Se o sucesso dele não for aceito pelos seus colegas, essa perseguição não for contida... o que poderá acontecer?? Eu senti muita vergonha também. Bjs Mayara
Mayara, li seu texto e os vários comentários. Entendo sua indignação com o desrespeito ao Samuka. No entanto, também fico indignado com o uso que ele faz do espaço que tem na mídia.
ResponderExcluirEssa história de "não gostou troque de canal" não é simples assim. Como Patrício Rocha lembrou, a TV é uma concessão pública. É preciso respeitar a dignidade da pessoa humana e programas como o de Samuka tem claramente violado esse princípio que é a base de nossa Constituição.
Não podemos permitir que violações a direitos humanos se perpetuem dessa maneira. Queremos jornalismo de verdade. Estupro, homicídio e tantas outras barbaridades não podem ser tratados como entretenimento. Daí a ação promovida pela Procuradoria da República. Recomendo - se ainda não o fez - que leia o conteúdo da ação ou, pelo menos, o release divulgado há algumas semanas.
Vale ressatar que os órgãos reguladores devem trabalhar ainda que a opinião pública defenda exatamente o oposto. Isto é, não é a audiência que legitima as práticas de Samuka e companhia. A sede de sangue, linchamentos e a curiosidade mórbida pode ser um traço de nossa natureza, mas o Estado Democrático de Direito avançou para não repetir estes erros comuns na Idade Média.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu gostei e concordo com todo o conteudo dessa sua postagem. Parabens linda!
ResponderExcluirPrimeiro: eu não estava ontem na mesa redonda, mas achei a ideia do "Circo dos horrores" muito digna. Toda essa polêmica sobre ser maconheiro ou não é o de menos, sério mesmo. Ou que os alunos "mancharam a imagem do curso", porque se for por isso Samuka manchou a imagem da mídia paraibana. Quando o que ele fez (e digo 'ele' incluindo TODA A EQUIPE QUE APOIOU ESSA PRESEPADA) foi expor a imagem de uma garota de 13 anos. Desculpa, mas isso não é liberdade de expressão (sua colocação foi muito válida, Patrício Rocha) nem programa de comédia. Samuka também merece ser ouvido, isso é óbvio. O protesto não podia ser ignorado, mas deveria dar espaço para uma suposta resposta. E se houve o tumulto é porque havia uma necessidade de explicação pública sobre o ocorrido. Samuka pode não ser jornalista formado, mas deveria ter alguma formação ética (aliás, toda a equipe) para ter discernimento sobre respeito ao próximo. Samuka disse que "o problema não está em mim". Realmente, não está. Não sei se você estudou 'Teoria da comunicação' e toda aquela história sobre Teoria do espelho e outras coisas acerca do suposto reflexo da mídia na sociedade, Mayara. Pois bem, o problema não é Samuka falar sobre violência (nem vou falar que isso teria algum retorno na sociedade, relaxe), mas sim, ULTRAPASSAR todas as barreiras de respeito ao ser humano, cara. Sério, nada justifica o vídeo de uma guria sendo estuprada. E o apresentador é o que dá a cara à tapa, infelizmente. Se alguns alunos agiram como palhaços, ou mancharam a imagem do curso ou se aproveitaram pra fazer baderna, paciência. Eles também precisavam de espaço pra se manifestar, mas pelo visto não aproveitaram muito bem.
ResponderExcluirE gente, vamos nos poupar de usar argumentos como: isso é inveja / que se ele tem grande audiência é porque o programa é impecável, porque muito se quer entender a razão de audiência tão grande em programas nesse estilo. Só que não é isso que está em questão, e sim, a violação do simples direito à privacidade de uma guria ou de uma total falta de bom senso do programa / se não quiser assistir, mude o canal (como bem pontuou Patrício) / que o Samuka é uma boa pessoa.
Pronto, falei.
Mayara, você está de Parabéns. Belíssimas palavras...
ResponderExcluirMe inscrevi para assisti a Mesa, mas não pude ir e hoje se repercutiu tanto que não pude deixar de ver seu blog.
O ocorrido de ontem infelizmente não foi como todos esperavam, sei q foi uma linda mesa com vários Apresentadores e Jornalistas, mas tudo virou o centro da atenções em torno de Samuka Duarte.
Como você mesmo colocou em suas palavras a opinião é de cada um, Eu particularmente não vou dizer que sou fã, mas não tenho nada contra a pessoa dele, agora o que muitos não colocam em suas cabeças, é que ele é um Apresentador e não Jornalista.
Então, ele tá ali de segunda a sexta é pra vender o dele ganhar a audiência de muitos que não sabe o que é Jornal e caba assistindo ele "o povão".
Certos argumentos que alguns pessoas colocaram em seus comentários eu não gostei, eu entendi Mayara que você não está defendo ele, e sim com vergonha do que fizeram ontem o "protesto" e não deixaram ele falar se defender...
Certo muitos disseram que ele está acabando com o jornal violando os direitos humanos também concordo, então vão a luta para ele sair do programa,e não ter feito aquele "babaquice".
Mas gente ele é do "povão" muitas pessoas gosta do que ele faz!! É por isso que o Brasil não vai pra frente, nem jornalismo e nem a educação que tem que partir de cada um de seus princípios!!
Ótima postagem Mayara, muito bem!! :)
Beijos
Mayara, concordo plenamente com você!
ResponderExcluirSou Radialista a 23 anos, não sou formado por nenhuma Universidade, mas sou formado pela vida. Sou Locutor, Apresentador, Operador e DJ de uma determinada Rádio FM de João Pessoa. Já fiz de tudo em Rádio, fui Programador Musical, Coordenador Artístico local de uma grande REDE de Radio FM com sede em São Paulo, Redator e tudo mais. Aprendi dentro de CASA que RESPEITO é TUDO. Para ser respeitado você tem que respeitar. Sei que quando acontece algo do tipo em uma Universidade é para os alunos debaterem com calma,EDUCAÇÃO e aprenderem com a troca de idéias ali apresentadas, pois ali estão ACADÊMICOS e não alunos primários. Querem protestar??? Vão para ruas pedir ou melhor EXIGIR dos POLÍTICOS que são nossos FUNCIONÁRIOS mais SEGURANÇA, mais SAÚDE, LEIS mais RÍGIDAS e sem tantas brechas para quem MATA com armas ou quem bebi e vai dirigir, ASSALTA, TRAFICA DROGAS e tantas outras coisas que você vê nesses programas, Uma melhor EDUCAÇÃO na escolas Publicas, CURSOS PROFISSIONALIZANTES para os jovens para eles ocuparem seu tempo e terem uma melhor orientação, uma melhor POLITICA PENITENCIARIA, ETC... Caros amigos a culpa desses programas serem assim, que se tanto criticam é nossa POVO BRASILEIRO que se cala diante de tantos absurdos que são apresentados diante de nós por estes programas que só fazem mostrar a realidade NUA E CRUA e não vamos as ruas EXIGIR pelos nossos direitos e melhorias. A culpa é nossa que votamos em alguns determinados políticos. Agora se a revolta dos alunos é pelo APRESENTADOR SAMUKA DUARTE, o povo PARAIBANO mais carente, que clama por tudo isso que citei a cima mostrou com as pesquisas que ali esta um representante deles que com seu jeito particular de apresentar se tornou um FENÔMENO na TV e no RÁDIO PARAIBANO e porque não assim dizer BRASILEIRO, por GANHAR da toda poderosa REDE GLOBO. Amigos muita LUZ DIVINA no caminho de todos...
parabéns! garota se todo estudante de jornalismo fosse igual a você a imprensa teria outra cara.
ResponderExcluirfica com deus
Realmente Mayara, o da maioria dos alunos de nível superior deixa muito a desejar, sei disso porque convivo na UFPB, Curso Letras-Línguas Clássicas (Grego e Latim), quero dizer que não sou "boa", mais pelo menos tenho a capacidade de conviver com o diferente, dar minha opinião e respeitar a opinião dos outros, isso é o mínimo que se pede esperar no convívio em sociedade, imagina acadêmicos de Jornalismo ter um comportamento deplorável como esse? Que tipo de profissionais não vão ser? Como será? Quando o principal requisito da profissão é a imparcialidade e idoneidade...como vai ser isso? Porque se não concordo com certas coisa isso não me dá o direito de ser hostil, vai contra os princípios de um profissional na área de comunicação (ou em qualquer outra área ). RESPEITO E PROFISSIONALISMO é tudo!
ResponderExcluirMayara PARABÉNS pela lucidez e coragem, precisamos de pessoa com você: Verdadeira, corajosa, justa e lúcida...tô contigo.
Solange
Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirConcordo plenamente com você.
Já assisto e continuarei assistindo o Samuka.
Estou com vc e nao abro mayara parabéns pelas suas palavras e atitudes.
ResponderExcluirIsso é inveja da oposição porque o samuka é um excelente profissional além de tudo ele é competente....Mais na biblia diz:OS HUMILHADOS SERAO EXALTADOS
Mayara,vou colocar seu texto no meu site,logicamente que lhe dando o credito.Está mto bom.Meu contato é 8130 7523 (OI).Se quiser ligue...
ResponderExcluirPostagem bem interessante mesmo, vc é demais ^^, eu não conhecia esse blog, visitei ele por que Samuka anunicou o endereço, ficou bem legal mesmo, gostei d+ do blog XD
ResponderExcluirMay, acessei seu blog e adorei o que vc postou.
ResponderExcluirSou telespectadora e FÃ de Samuka duarte. Ouvi ele anunciando o seu blog no programa Correio Verdade, não conhecia, simplesmente adorei.
Confiei no Samuka, pois ele fez um elogio a vc, dai resolvi acessar o seu blog. Sou jornalista e me sinto envergonhada com tamanha hipocrisia e demagogia dos jornalistas apresentadores que criticaram o Samuka.
O que mais me chamou a atençaõ foi a postura FALSA de Lauro Lima da tv Clube. O mesmo tentou varias vezes imitar o Samuka, mas não obteve exito na audiencia. Dai a invenja tomando conta de todo o seu ser e de outros apresentadores ali presentes que querem a todo o custo derrubar o Samuka e que simplesmente NÃO CONSEGUEM!
PARABÉNS SAMUKA, PELA SUA POSTURA... É POR CAUSA DE VC QUE OS BLOGS E TWITTER'S ESTÃO EM DISPARADA. VC É O CARA!
May, receba meus PARABENS e de toda a sociedade que pensa igualsinho a vc! Vc é 1.000.
Bjus e que Deus te abençoe sempre!
Nao sou academico de Comunicaçao, mas estava lá porque debates e argumentações me dao prazer... Corroboro com sua opnião Mayara.
ResponderExcluirNao gosto do trabalho do Samuka, mas quem o atacou nao soube fazer isso. Acredito que o ambito da discussão poderia abranger o campo estratégico [a questáo da concessão publica e como ela deve ser regulamentada, Os limites da liberdade de expressão, Tentar argumentar sobre o valor agregado (ou segregado) que os anunciantes teem quando financiam um programa sensasionalista entre outras questóes].
Sim, vale a pena dizer que me decepcionei com a falta de postura de muitos tanto da mesa quanto do auditorio. ciencia é assunto serio!
Delby Fernandes
Tecnolando em Redes de Computadores
Analista Unihealth
Admirador da Ciencia em qualquer ambito.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLi seu artigo, vc esta coberta de razão. Ele não merece e nem merecia ser tratado da forma que foi. Se não gostam, não assistam...
ResponderExcluirMas tbém o que esperavam? Para vc ter ideia, fui ao evento de inauguração da nova sede do sindicato, fiquei passada com o que vi, estudantes do curso, vestidos num evento altamente social, com roupas de quem iria talvez, para um luau, chinelões, bermudões, calças mostrando o "cofrinho", por ai ja dá pra se ter noção de como tá o nível dos alunos. Minha mãe diz que a educação nos acompanha onde quer que estejamos, e isso eu passo para minhas filhas, infelizmente nem todos tiveram a sorte que eu tive, que vc teve...
Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirÉ preciso ter maturidade e se aprofundar no assunto, que é mais complexo do que nosso maniqueísmo quer fazer parecer.
Olá Mayara, acabei de assistir o comentário do apresentador Samuka sobre o ocorrido no debate da UFPB. Curiosamento também nao assisto e aprovo o tal programa, porém, acabei de ler o seu blog sobre o assunto e apesar de nao ter participado do debate me sinto avontade para comentar o ocorrido. Não sou jornalista nem tao pouco estudante, sou Médico Veterinário mas contudo, tenho uma opiniao formada sobre o programa. Acredito realmente que o programa do Samuka nao tem um alto nivel de jornalismo,humilham com brincadeiras mediocres os "marginais"(apesar de merecerem), tem um portugues mal dito(o que diferencia de linguagem popular), existe uma autopromoção por parte do apresentador,enfim, é extremamente sensacionalista, mas inegavelmente é o lider de audiencia. Isso talvez pela pobreza intelectual do estado(sem generalizar), ou quem sabe pelas risadas promovidas por "palhaçadas" diante de uma tragédia social.
ResponderExcluirConcordo com você Mayara quando diz que o programa só esta no ar pelo "financiamento" de quem dá a audiencia, da mesma forma quando voce diz que o Samuka teria e tem uma grande quantidade de argumentos para se defender do ocorrido. Apesar de nao ter participado deste debate, penso que voce esta sendo justa com o que escreveu aqui no blog e que realmente deve estar envergonhada com sua "classe" estudantil. Mas será que o programa é justo com quem o assiste? é justo com quem está do outro lado do microfone ouvindo piadas e risadas sem graça? é justo com o jornalismo quando se usa palavras como "mulinga", "infeliz das costa ôca" e outras que não sei?
Não estou aqui para falar mal do Samuka, seu programa ou coisa parecida. Quero expressar minha opiniao livremente como foi expressa a sua Mayara, sendo eu, um amador de fato. Sei que o Samuka vai ler o blog e talvez esse meu comentario, e digo: "Samuka, a minha opiniao expressa aqui não é relacionada a voce como pessoa, mas sim pelas atitudes e gestos que ocorrem no seu programa atraves de você e seus "jornalistas". Penso que o programa é formador de opinioes(apesar de muitas vezes a opiniao do apresentador nao ser dada) e por isso nao se deve usar gestos ou palavras que formem uma opinao distorcida. Fatos horriveis acontecem na nossa sociedade e nao devem ser tratados com brincadeiras.
Sem mais fico por aqui e agradeço o espaço.
Fábbio Ygor.
Prometo que neste fim de semana responderei todos vocês.
ResponderExcluirObrigada.
Anne Nunes, Gleydson Tavares, Joe Allen, Patrício Rocha, Oscar Xavier, Victor, Smileintheface, Mauricio Leal, Raphael Vaz, Iverson Renê, Kika, Davi,Rebeca Alves, Iallys Diniz, Gildázio Dantas, Luar na relva, Taty, Breno Barros, Priscila, Jessica Neves, Isadora, Priscilla, Ylson Borges, Tony, Solange Silva,LCF, Nayara, Anco Márcio, Raphael Lucas, Mah, Deby,Lilian, Hebert Araújo, Fábbio: obrigada pela contribuição de cada um de vocês, o importante foi que cada pode se expressar e tiveram suas opiniões expostas e respeitadas, como deve ser.
ResponderExcluirAbraços.